Make your own free website on Tripod.com
Home Page  
 


! Home

8 Computador
4 Máquinas de Calcular
4 Comps. de uso Geral

8 Sistemas Operacionais
4 Windows
4 Linux
4 Mac Os X

8 Segurança
4 Hackers
4 Crackers
4 Virus
4 Worms
4 Spywares
4 Trojan Horse

8 Tecnologia
4 RFID
4 VoiP

8 Formulário

8 Outros



Gliter - Logotipo Hacker

Hackers

Hacker é o termo originário do inglês usado para designar pessoas que criam e modificam softwares e hardware de computadores.

Hacker tem muitos significados. Entre programadores, o termo refere-se a pessoas habilidosas em programação, administração e segurança. Por vezes em algumas comunidades a palavra é usada referindo-se a pessoas relativamente sem habilidade em programação e comumente na mídia e em populações usam o termo hacker para desiginar crackers, ou seja, pessoas que praticam atos ilegais ou sem ética.

Palavra usada originalmente no MIT na década de 50 para definir pessoas interessadas pela (então iniciante) era da informática. Essa definição diz que um “hacker” é um pessoa que consegue “hackear”, verbo inglês “to hack”. Define que “hack” é o ato de alterar alguma coisa que já está pronta ou em desenvolvimento, deixando-a melhor.

Nesse sentido, os hackers seriam as pessoas que criaram a Internet, que criaram Linux, fizeram do sistema operacional Unix o que ele é hoje, mantém a Usenet, fazem a World Wide Web funcionar, e os especialistas em segurança das grandes empresas.

Com o passar dos anos, esses primeiros “hackers” passaram a utilizar o verbo hack para definir não somente as pessoas ligadas a informática, mas sim os especialistas em diversas áreas. O "Hacker How-To", de Eric S. Raymond define isso da seguinte forma:

Existem pessoas que aplicam a atitude hacker a outras coisas, como eletrônica ou música — na verdade, você pode achá-la nos mais altos níveis intelectuais de qualquer ciência ou arte. Os hackers de software reconhecem esse espírito aparentado em outros lugares, e podem chamá-los de hacker também — e alguns dizem que a natureza hacker é de fato independente do meio particular no qual o hacker trabalha.

É importante lembrar que existe toda uma cultura por trás desse sentido da palavra hacker. A Cultura Hacker define diversos pontos para estilo e atitude e, por mais que pareça estranho, muitas das pessoas que se tornam os chamados programadores extraordionários possuem esse estilo e atitude naturalmente.

A origem do termo é anterior a era da informática, quando existiam artesãos que usavam como principal ferramenta de trabalho o machado. Eles foram os primeiros hackers. Originalmente o termo indica um especialista em qualquer área. Ao longo do tempo, com a informatização, o termo começou a ser utilizado mais frequentemente para a área de informática, designando especialistas em computação.

hacker é um programador que cria hacks, ou seja , cria uma série de modificações para melhorar, exploitar ou extender o código existente. Na comunidade de segurança, hacker é uma pessoa hábil a exploitar um sistema para ganhar acesso não autorizado, com uma série de habilidades e táticas. No mundo da tecnologia, hacker significa uma pessoa que faz as coisas funcionarem melhor com sua propria habilidade, um exemplo é um hacker de hardware, que modifica hardware ou aumenta a velocidade do processamento, a fim de ganhar mais desempenho.

A controvérsia sobre o significado do termo

O uso do termo hacker encontra-se largamente associado a crackers que praticam atividades criminosas - como invasão de computadores, furto de informações, depredação de sites, etc. - usando várias técnicas e tecnologias. Porém, essa associação direta é criticada por vários segmentos, mais notavelmente pela comunidade de software livre que utiliza o termo para designar seus principais programadores, bem como os próprios especialistas que não se identificam com a vertente obscura e criminosa. Assim, apesar de ambas vertentes (criminosa e não-criminosa) incluirem verdadeiros especialistas, surgiu a necessidade de se fazer a distinção.

Outros termos utilizados na segurança da informação, para diferenciar os tipos de hacker são:

White hat - (aka hacker ético) hacker em segurança, utiliza os seus conhecimentos na exploração e detecção de erros de concepção, dentro da lei. A atitude típica de um white hat assim que encontra falhas de segurança é a de entrar em contacto com os responsáveis pelo sistema, comunicando do facto.

Black hat - (aka cracker ou dark-side hacker) criminoso ou malicioso hacker, um cracker;

Script kiddie - Individuo que não tem domínio dos conhecimentos de programacao, pouco experiente, com poucas noções de informática, porém tenta fazer-se passar por um hacker ou cracker afim de obter fama, o que acaba gerando antipatia por parte dos hackers verdadeiros.

Newbie - É aquele jovem aprendiz de hacker que possui uma sede de conhecimento incrivel, pergunta muito e é ignorado e ridicularizado maioria das vezes, ao contrario dos lammers não tenta se pôr acima dos outros, geralmente é muito simples e possui uma personalidade ainda fraca.

Phreaker - hacker especialista em telefonia móvel ou fixa.

Fonte: Wikipédia


Quer Mais?
Diferença entre Hacker e Cracker


Referências:
Crackers | Vírus | Worms | Spywares | Trojan Horse |!| Google | Wikipedia

Onde Você Está:
Home » Segurança Hackers