Make your own free website on Tripod.com
Home Page  
 


! Home

8 Computador
4 Máquinas de Calcular
4 Comps. de uso Geral

8 Sistemas Operacionais
4 Windows
4 Linux
4 Mac Os X

8 Segurança
4 Hackers
4 Crackers
4 Virus
4 Worms
4 Spywares
4 Trojan Horse

8 Tecnologia
4 RFID
4 VoiP

8 Formulário

8 Outros



Voz Sobre IP

VoIP (Voice over IP) é a tecnologia que torna possível estabelecer conversações telefónicas em uma Rede IP (incluindo a Internet), tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados. A comunicação telefônica através de VoIP apresenta grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal delas tem sido a redução de despesas que proporciona, visto que a rede de dados (e consequentemente a VoIP) não está sujeita à mesma tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia. Outra grande vantagem da VoIP em relação à telefonia convencional é que esta última está baseada em comutação de circuitos, que podem ou não estar sendo utilizados, enquanto a VoIP utiliza comutação por pacotes, o que a torna mais "inteligente" no aproveitamento dos recursos existentes (circuitos físicos e largura de banda). Esta característica (comutação por pacotes) também traz outra vantagem à VoIP, que é a capacidade dos pacotes de voz "buscarem" o melhor caminho entre dois pontos, tendo sempre mais de um caminho, ou rota, disponível e, portanto, com maiores opções de contingência (característica intrínseca das redes IP).

VoIP geralmente é tratada em algumas ocasiões como sendo o mesmo que Telefonia IP embora sejam definições totalmente distintas. VoIP é a tecnologia ou técnica de se transformar a voz no modo convencional em pacotes IP para ser transmitida por uma rede de dados, enquanto a Telefonia IP, que utiliza VoIP, traz consigo um conceito de serviços agregados muito mais amplo, já que carrega outras aplicações que não somente VoIP.

Telefonia IP

Permite a redução dos custos de telefonia das empresas, pois convergem serviços de dados, voz, fax e vídeo, e também constrói novas infra-estruturas para aplicações avançadas de e-commerce (ex., Call center Web). Os programas mais utilizados no Brasil são o Skype, o VoxFone, o Google Talk e o Voipwebfone. Em Portugal utilizam-se, além do Skype, o IOL Talki, o Netcall, o NetAppel e o VoipBuster, sendo que os dois últimos permitem chamadas gratuitas PC/telefone.

Protocolos

Alguns dos protocolos utilizados no VoIP para sinalização de chamadas são:

  • H.323
  • SIP
  • MGCP
  • H.248/MEGACO
  • Jingle
  • IAX Alguns dos protocolos utilizandos no transporte de mídia:
  • RTP
  • RCTP

VoIP sem computador

Outra forma de utilização da telefonia VoIP é via ATAs (Analog Terminal Adapters). Os ATAs são aparelhos que podem ser conectados diretamente a um acesso banda larga (ADSL, Cabo, etc.) e a um aparelho telefônico comum. Com o serviço habilitado, é possível ter um telefone em qualquer lugar do mundo funcionando 24 horas por dia, sem necessidade de computador e fones de ouvido.

Este serviço permite realizar e também receber ligações para números telefônicos tradicionais, pois possui um número telefônico associado a ele.

Como funciona o VoIP

De maneira sucinta será explicado como isto acontece:

Como funciona o VoIP

  • O usuário retira o telefone IP do gancho;

  • Nesse momento emite um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de “telefone fora do gancho”;

  • A parte de aplicação emite um sinal de discagem;

  • O usuário digita o número de destino;

  • Esses dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão;

  • Os gateway comparam os dígitos acumulados com os números programados, quando há uma coincidência, ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino;

  • A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PBX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação;

  • Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino;

  • Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada;

  • Aí então as extremidades se tornam disponíveis.

Vantagens do VoIP

Algumas das vantagens de se implantar o VoIP estão na relação custo/benefício: reduzir significativamente o custo com telefonia, efetuar chamadas de longas distâncias a custos locais, integrar telefonias móveis com telefonias fixas, são apenas algumas vantagens encontradas nesta tecnologia. Outra vantagem é não ter de criar uma outra estrutura para apenas o tráfego de voz, podendo assim aproveitar a estrutura já existente na empresa. Devido a isto o retorno do investimento é mais rápido.

Dificuldades encontradas

Se a estrutura de rede e os equipamentos forem antigos, as mudanças podem causar um susto pelo preço alto na aquisição de novos equipamentos como o cabeamento, Hubs, Switches, Roteadores, Telefones IP e a mão de obra especializada. Outra dificuldade encontrada é em relação ao custo dos equipamentos que ainda são bem altos, por exemplo, um modelo de telefone IP dos mais simples que se tem à venda hoje, não sai por menos de R$ 450,00. Também existe a limitação das redes IP para se transmitir voz, desta forma gerando atrasos fixos na transmissão; umas das principais causas de atrasos fixos são: compressão, entre - processos, transmissão, rede, buffer, descompressão. Outra seria a perda existente na rede, para uma garantia maior seria necessário o aumento da banda, bem como uma melhoria no aumento no tempo de processamento dos nós.

Regulamentação

Ainda não existe um consenso regulatório sobre a VoIP no mundo. Hoje em dia no Brasil ainda não existe uma discussão sobre a regulamentação da VoIP, mas o aumento desta tecnologia nos leva a pensar que em breve teremos movimentos neste sentido. O órgão responsável pela regulamentação de telefonia no Brasil é a Agencia Nacional de Telecomunicações – ANATEL que é gerida pela Lei Geral de Telecomunicações – LGT. A Legislação brasileira não enquadra a Voip como serviço de telecomunicações, e sim como serviço de valor adicionado, quando utiliza parte da rede pública de telecomunicações. O serviço VoIP é regido pelo Art. 61. da LGT.

Conclusão

O uso da VoIP não é novo, existem grandes empresas que já vêm fazendo uso desse serviço há muitos anos, mas somente agora com mais maturidade e se tornando mais acessível a médias e pequenas empresas que começaram a consolidar o uso da tecnologia VoIP. A grande maioria das empresas que implantam a tecnologia de Voz sobre IP alcança a principal vantagem dessa tecnologia que é a redução com o custo de telefonia, muitas vezes chegando até em 70%. Mas ainda existe uma resistência dos usuários que ainda temem pelo novo, e das operadoras de telefonias que temem pela abertura de um novo mercado. O que constatamos hoje é que a VoIP já é realidade e a cada dia ganha mais espaço no ambiente das grandes corporações, com isso a tendência é que a grande maioria das empresas migre para esse novo paradigma de comunicação de voz.

O futuro breve (celulares VoIP)

Todos os grandes fabricantes de aparelhos celulares estão se preparando para lançar aparelhos VoipCel. Os aparelhos VoipCel têm a grande vantagem de unir as baixas tarifas de ligações VoIP com a mobilidade dos celulares. Os primeiros aparelhos VoipCel devem ser lançados já em 2006.

Fonte: Wikipédia


Referências:
RFID |!| Google | Wikipedia

Onde Você Está:
Home » Tecnologia » VoIP