Make your own free website on Tripod.com
Home Page  
 


! Home

8 Computador
4 Máquinas de Calcular
4 Comps. de uso Geral

8 Sistemas Operacionais
4 Windows
4 Linux
4 Mac Os X

8 Segurança
4 Hackers
4 Crackers
4 Virus
4 Worms
4 Spywares
4 Trojan Horse

8 Tecnologia
4 RFID
4 VoiP

8 Formulário

8 Outros



Windows

Logotipo do Windows

Microsoft Windows é um sistema operacional extremamente popular, criado pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada versão, embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas, porque ele é o sistema operacional mais copiado do mundo. Apesar do sistema ser conhecido pelas suas falhas críticas na segurança e como plataforma de vírus de computador e programas-espiões (spywares), o impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.

Significado do nome

A palavra windows em inglês significa janelas. A sua interface é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.

Este padrão de interface não foi, no entanto, criado pela Microsoft, como veremos adiante.

O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato de essa palavra ser de uso corrente em inglês.

Necessidade de um sistema operacional

Podemos dizer que um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operacional instalado. Resumidamente, ele é responsável pelo funcionamento do computador, controle dos periféricos, execução de aplicativos, gerência de memória, rede, etc. Mais detalhes podem ser vistos no artigo específico de sistemas operacionais.

As versões do Windows estão preocupadas em atender essas necessidades no mercado empresarial e doméstico.

Origem e história

O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows 95 lançada em Agosto de 1995. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

Principais versões

  • Windows 1.0
A Microsoft anunciou o lançamento deste que foi o primeiro Windows na primavera de 1981, porém, ele foi lançado no dia 20 de novembro de 1985. O Windows 1.0 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 90, devido à limitação do hardware da época. Rodando em XTs (computadores da época) que tinham apenas 512Kb de memória, o Windows consumia praticamente tudo. Inicialmente, ele foi lançado em 4 disquetes de 5,25 polegadas de 360 KB cada um.

O Windows 1.0 continha um jogo de aplicações para desktop, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio e programas de comunicação. O conceito de janelas e ícones copiado do sistema operacional da Apple, o MacOS. Nesta versão ainda não havia suporte à sobreposição de janelas.

  • Windows 2.0
O Windows 2.0 foi lançado em 1987 e praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos e ferramentas. Existem mais duas versões especiais do Windows 2.0:

  • Windows 2.0/386 - Versão do Windows 2.0 lançada em 1988, otimizada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 386;

  • Windows 2.0/286 - Versão do Windows 2.0 lancada em 1989, em 7 disquetes de 3,5 polegadas de 720 KB cada um, otimizada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 286.

  • Windows 3.x
Voltada principalmente a redes locais (LANs) propiciando maior facilidade aos usuários construírem suas próprias redes.

Pode ter sido responsável pela saída do mercado de empresas como Novell e Lantastic, que dominavam como fornecedoras de NOSes (sistemas operacionais para redes) em plataformas cliente-servidor e ponto a ponto, respectivamente.

  • Windows 95
Lançada em 24 de agosto de 1995. Mudança radical na forma de apresentação e interface com o usuário, graças ao uso das instruções de 32 bits. Todas as versões anteriores eram baseadas em 16 bits. Os nomes dos ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 255 caracteres (mais uma extensão de três caracteres) ,isto é, suporte a nomes extensos de arquivos e não apenas 8 (com a extensão de 3) como ocorria nas versões anteriores.

  • Windows NT
O Windows NT foi lançado pela Microsoft com o objetivo principal de fornecer mais segurança e comodidade para ambientes corporativos, isto é, usuários de empresas e lojas. A sigla NT significa New Tecnology (nova tecnologia) e a partir de 2001 este tipo de Windows começou a ter outros nomes, ser oferecido também para usuários domésticos e começou a mudar de visual, como um exemplo o Windows XP(Windows NT 5.1), o "NT mauricinho". este Windows permaneceu sem popularidade até o fim da era 9x/ME, quando lançaram o Windows 2000 ou NT 5.0. Nesta edição também foi implementado a idéia de Serviços, no qual o sistema operacional trabalha a partir de serviços, tendo assim menores chances de travar, pois era possível reinicializar apenas um serviço do que a máquina por inteiro. Estas versões do Windows aceita três tipos de sistemas de arquivos:

  • AT16 - Windows NT 3.xx e Windows NT 4.0;

  • FAT32 - Windows 2000, Windows XP e Windows 2003;

  • NTFS - Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP e Windows 2003.

  • Windows 98
Lançado pela Microsoft em julho de 1998, trazia como novidade a completa integração entre o sistema operacional e a Internet. A grande novidade é o suporte a múltiplos monitores e USB. Uma segunda edição, chamada de Windows 98 SE (de Second Edition) foi lançada em 1999 servia para corrigir os bugs da versão anterior e trazia drivers e programas atualizados. Muitos usuários classificam esse sistema como um dos melhores já lançados pela Microsoft.

  • Windows ME
Com poucas diferenças para o Windows 98, ele parece ter sido um sistema que foi lançado para dar alguma resposta aos fãs que esperavam por uma nova versão, enquanto o Windows XP não fosse lançado. Trata-se basicamente de uma implementação da interface de usuário do Windows 2000 na arquitetura do Windows 98, resultando no Windows ME. Ele foi lançado oficialmente em Agosto de 2000. É considerada por algumas pessoas como uma versão ruim e defeituosa, porém era mais rápida do que o Windows 98; a partir desta versão, foi introduzida uma nova tecnologia, que permitia o windows rodar mais rápido dentro de um computador. Na mesmo época, foi lançada uma nova versão do Mac OS X e a Microsoft estava com receio de perder clientes. Reagindo a este fato, lançou o Windows ME para que os fãs aguardassem o lançamento do Windows XP.

  • Windows 2000
O lançamento desse Windows, em Fevereiro de 2000, que também era chamado de Windows NT 5.0 marcou o começo da era NT(New Tecnology) ainda com falhas de segurança, como, por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, o que facilitava a ação de hackers e invasores. Ainda não apresentava muita semelhança com o XP no visual, que até então ainda era o mesmo do ME. Nesta versão foi iniciada a criação e utilização de um novo sistema de gerenciamento, baseado em LDAP, chamado pela Microsoft de Active Directory, o que trazia diversas funções, como suporte a administração de usuários e grupos (como no NT3.51+) além das novas opções como computadores, periféricos (impressoras, etc...) e OU´s (Organization Unit).

Versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server.

  • Windows XP
É a versão mais recente, lançada em Outubro de 2001 e é também conhecida como Windows NT 5.1. Roda em formatações FAT32 (File Allocation Table, em português: "tabela de alocação de arquivos") ou NTFS (New Tecnology File System, em português: "nova tecnologia de sistema de arquivos"). A sigla XP deriva da palavra eXPeriência. Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. A partir deste Windows, surgiu uma nova interface, abandonando o antigo formato 3D acinzentado. Também é notável a incrivel diferença de velocidade com quaisquer versão anterior, o suporte a Hardware também foi melhorado em relação às versões 9x.

Versões: Home, Professional, Tablet PC, Media Center Edition, Embedded , Starter Edition e Windows XP 64-bit Edition

O nome de código desta versão, antes do lançamento era Whistler.

  • Windows Server 2003
Versão do Windows lançada em Abril de 2003, e é também conhecida como Windows NT 5.2. Novidades na área administrativa, Active Directory, e automatização de operações. Versões: Standard Edition, Enterprise Edition, Data Center Edition e Web Edition (32 e 64 bits).

  • Windows Vista
A Microsoft divulgou recentemente alguns detalhes do Windows Vista, também conhecida como Windows NT 6.0 e é o sistema operacional que substituirá o Windows XP e que terá seis versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. O Windows Vista começará a ser vendido no início de 2007.

São três versões destinadas ao usuário doméstico:

  • Vista Home Basic

  • Vista Home Premium

  • Ultimate Edition

    As duas versões voltadas para o público corporativo são:

  • Vista Business

  • Vista Enterprise

O Vista Starter, destinado aos mercados emergentes.

O nome de código desta versão, é Longhorn.

  • Vienna
Prometido para 2008.

  • Windows CE
Versão minimalista que equipa dispositivos com sistemas embarcados como rádios automotivos, celulares, PDAs, robôs, TVs e etc...

Compatibilidade

Os primeiros Windows, como o 1.0, 2.0 e 3.x, só são compatíveis em partições formatadas com o sistema de ficheiros FAT, ou como é chamado, FAT16. No salto do 3.1 para o 95B (Windows 95 OSR 2/OSR 2.1), os HD's poderiam ser formatados em FAT32. Inicialmente lançado com o Windows NT, a tecnologia NTFS é agora o padrão de facto para esta classe. Com a convergência de ambos sistemas, o Windows XP passou também a preferir este formato.

Características técnicas

A principal linguagem de programação usada para se escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a linguagem C++.

Até à versão 3.11, o sistema rodava em 16 bits, daí em diante, em 32 bits. As últimas versões (como o XP, o 2003 e o futuro Windows Vista (nome de código Longhorn) está preparado para a tecnologia 64 bits. Esse sistema deverá incluir o sistema de arquivos WinFS, que acabou retirado do Windows Vista.

Fonte: Wikipédia


Referências:
Linux | Mac Os X |!| Google | Wikipedia

Onde Você Está:
Home » Sistemas Operacionais » Windows