Make your own free website on Tripod.com
Home Page  
 


! Home

8 Computador
4 Máquinas de Calcular
4 Comps. de uso Geral

8 Sistemas Operacionais
4 Windows
4 Linux
4 Mac Os X

8 Segurança
4 Hackers
4 Crackers
4 Virus
4 Worms
4 Spywares
4 Trojan Horse

8 Tecnologia
4 RFID
4 VoiP

8 Formulário

8 Outros



Worm

Verme Um Worm em computação é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. O vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar.

O primeiro worm que atraiu grande atenção foi o Morris worm, escrito por Robert Tappan Morris, Jr. no Laboratório de Inteligência artificial do MIT. Ele foi iniciado em 2 de novembro de 1988, e rapidamente infectou um grande número de computadores pela Internet. Ele se propagou através de uma série de erros no BSD Unix e seus similares. Morris foi condenado a prestar 3 anos de serviços à comunidade e a pagar uma multa de US$10.000.

Além da replicação, um worm pode ser projetado para fazer muitas coisas, como deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email. O worm pode trazer embutido programas que geram algum tipo de problema ou que tornam o computador infectado vulnerável a outros ataques. Um worm pode provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução. O Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque.

Os worms Sobig e Mydoom instalaram backdoors (brechas) nos computadores tornando-os abertos a ataques via Internet. Estes computadores zumbis são utilizados por enviadores de spam para enviar email ou para atacar endereços de sites da Internet. Acredita-se que enviadores de Spam são capazes de pagar para a criação desdes worms [1] [2], e criadores de worms já foram pegos vendendo listas de endereços IP de máquinas infectadas.[3] Outros tentam afetar empresas com ataques DDOS propositais. [4] As brechas podem também ser exploradas por outros worms, como o Doomjuice, que se espalha utilizando uma brecha aberta pelo Mydoom.

Os worms podem ser úteis: a família de worms Nachi, por exemplo, tentava buscar e instalar patches do site da Microsoft para corrigir diversas vulnerabilidades no sistema (as mesmas vulnerabilidades que eles exploravam). Isto eventualmente torna os sistema atingidos mais seguros, mas gera um tráfico na rede considerável — frequentemente maior que o dos worms que eles estão protegendo — causam reboots da máquina no processo de aplicar o patch, e talvez o mais importante, fazem o seu trabalho sem a permissão do usuário do computador. Por isto, muitos especialistas de segurança desprezam os worms, independentemente do que eles fazem.

Fonte: Wikipédia




















Referências:
Hackers | Crackers | Vírus | Spywares | Trojan Horse |!| Google | Wikipedia

Onde Você Está:
Home » Segurança » Worms